VOCÊ SABE COMO SURGIRAM OS CONTENTORES FLEXÍVEIS OU BIG BAGS?
17 de dezembro de 2024
Você tem curiosidade em saber como surgiram os big bags? Então, vamos de história. Nos tempos primórdios, já havia uma grande preocupação em guardar e transportar alimentos da pesca, caça e colheita. Mais tarde, após a 2ª guerra mundial surgiu a necessidade de desenvolver embalagens para facilitar o transporte das mais variadas mercadorias, assim foram criadas as embalagens de papel e em seguida as de plástico.
Na sequência, com a revolução na logística, houve um aumento considerável na movimentação de mercadorias. No caso dos pós e granulados, o transporte era feito por meio de sacarias com a capacidade máxima baseada no limite de manuseio humano, 60 Kg.
O desenvolvimento de plásticos de alta tenacidade, permitiram a criação de contentores flexíveis (FIBC – Flexible Intermediate Bulk Container) acima de 1.000Kg de carga de trabalho.
No Brasil, se utilizava a nomenclatura “container flexível”, porém para evitar confusão com o container metálico de 20 ou 40 pés para transporte marítimo, passou-se a chama-los de “contentores flexíveis” e popularmente de “bag”.
Como surgiram os Big Bags?
Os primeiros Big Bags foram usados na década de 1940, fabricados a partir de borracha. Na década de 1960, com o desenvolvimento do polipropileno e avanços na tecelagem, os sacos de granel, como conhecemos hoje, surgiram e foram rapidamente adotados por empresas do segmento de petróleo e química para armazenamento e transporte de produtos em pó e granulados. Durante a crise do petróleo em meados da década de 70, os Big Bags foram utilizadas para o transporte de grandes quantidades de produtos para o Oriente Médio.
Principais características do Big Bag (contentor flexível)
Confeccionados de material resistente, flexível e dobrável, utilizados para transporte e armazenamento de grandes cargas, equipados com alças para içamento e carga de trabalho em média de 1.000 kg a 3.000kg, os Big Bags são a solução ideal para transporte de maior volume e podem ser fabricados de acordo com as necessidades da carga, permitindo adaptações interessantes, que facilitam carga, descarga e armazenamento de inúmeros produtos.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) define que o contentor flexível é um recipiente cuja capacidade líquida seja igual ou menor a 3.000 litros.
Rafitec Propex – Soluções em Big Bags
A Rafitec Propex é a maior indústria de ráfia da América e oferece ao mercado as mais variadas soluções, incluindo os Big Bags, pensados e projetados para atender as necessidades de cada segmento – Alimentício, Minério, Agrobusiness, Químico e Petroquímico, dentre outros, facilitando o manuseio dos produtos para transporte e armazenamento.
Os Big Bags Rafitec Propex podem ser customizados, conforme necessidade e demanda.
Além das embalagens de polipropileno, sacarias e big bags, a Rafitec Propex atua fortemente no mercado de tecidos técnicos – cortinas para avicultura e suinocultura, lonas em bobina e acabadas, cobertura para solo e estufas, tecidos geossintéticos, tecidos base para fabricação de gramas sintéticas e tapetes, além dos fios de multifilamento, torcidos e fios fibrilados, também utilizados para gramas sintéticas e tapetes, entre outras soluções, para os mais diversos segmentos do mercado.
Saiba mais : www.rafitecpropex.com.br
Notícias recentes

VIGOR DAS SEMENTES – PROTEJA E MANTENHA A TEMPERATURA DAS SEMENTES DURANTE O TRANSPORTE
17 de dezembro de 2024
RAFITEC E APAE – UMA TARDE DE APRENDIZADOS E CONEXÕES
17 de dezembro de 2024
APRESENTANDO AS SACARIAS PREMIUM PERSONALIZADAS: CROMIA PRINT E LATERAL PRINT
17 de dezembro de 2024